
RIO DE JANEIRO - Por mais que a foto seja auto-explicativa, segue essa reportagem do G1 denunciando várias falhas no motor EA111, que equipa os novos Gol e Voyage, e o Fox(blergh).
OK, dDizer que o velho APzão é melhor que esse é um tanto errado. Pode ser um bom motor, mas é velho, beberrão para os padrões atuais, enfim, defasado. Mas não dá problemas absurdos como esses relatados, e pior, ainda jogam a culpa em lubrificante, que nesses casos é a última coisa que pode justificar o problema.O que não pode é uma montadora como a VW que ficou anos e anos na ponta das vendas meter os pés pelas mãos desse jeito. Tudo, claro, visando lucro. E o povo adora e compra, afinal, é VW, e "volks não quebra".
Nota do Blogueiro(30/10/09): Me contaram hoje que é o primeiro anel (superior) que tá dando pau, e que o fornecedor enviou na especificação correta, foi erro de projeto da engenharia VW que fez uma alteração no projeto do motor e não alterou o anel.
Se procede, não sei, mas não duvido.
Não sei quando o brasileiro vai acordar e perceber que o tempo dos Fuscas, Opalas e Passats já se foi há pelo menos 20 anos.