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terça-feira, 18 de março de 2008

Lendas Lendárias - Audi Quattro

Começando hoje a sessão Lendas Lendárias, com grandes marcos da história automobilística de todos os tempos. Desde pilotos a circuitos ou grandes automóveis. E na estréia, vamos começar com um mito:


AUDI QUATTRO


Audi surpreende o mundo com o 4WD quattro, introduzido há 25 anos em Março deste ano.


Carros 4WD eram para fazendeiros ou jipeiros, até a chegada do quattro. Tivesse havido o estranho florescer do rápido 4x4 ao longo dos anos, especialmente no fim dos anos 60 quando o Jensen FF e um punhado of carros não bem-sucedidos apareceram na F1 e na Indy.

O quattro lança

Mas a idéia não pegou até 1980, quando a aborrecida mas confiável Audi apresentou o seu novo carro desempenho, pela primeira vez, no Salão de Genebra. Ele marcou o início de uma era de turbo, quatro rodas motrizes que mudou a face do rally mundial.

As primeiras sementes foram semeadas em meados da década de 1970, quando a Volkswagen concebeu um off-road 4x4 chamado Iltis, em grande parte pela pilhagem dos actuais Volkswagen/Audi partes bin. A experiência com o Iltis conduziu os engenheiros da Audi(Ferdinand Piëch, agora presidente da Volkswagen) para investigar os benefícios de um sistema com quatro rodas motrizes em um alto carro de alta performance, começando com o Audi 80.

Depois que a gestão da Audi tinha sido convencida da superioridade de um carro 4WD em condições adversas frente à frente com carros com tração dianteira, Piëch deu a luz verde para desenvolver uma máquina 4WD de alta performance para estradas e ralis.

Adotando transmissão

A prática estabelecida pela Audi foi colocar um motor em linha longitudinalmente na dianteira, com a caixa de marchas por trás do eixo de linha e os finais de carro entre as rodas dianteiras. A grande sacada na transmissão do 4WD foi a saída da caixa de marcha "oca", e deflagrou um diferencial central(na verdade, a Audi modificou o diferencial do 50/VW Polo), na sua extremidade traseira. Drive foi tirada do diferencial central através do "oco" da saída da caixa de marchas até as rodas dianteiras e por um split propshaft às rodas traseiras. O resultado foi um sistema surpreendentemente leve e compacto, que levou força permanentemente todas as quatro rodas.

Ambos os diferenciais central e traseiro poderiam ser bloqueados por dog clutches para fornecer melhor tração em condições severas - mesmo com quatro rodas motrizes uma única roda sem grip continuaria a deter progresso. Com ambos os diferenciais "abertos", o benefício do sistema 4x4 foi que cada pneu transmitiu menos esforço de tração, de modo que as chances de uma roda patinar eram muito reduzidos.

Durante os testes, a Audi também descobriu uma outra vantagem: pneus geram menos resistência ao rolamento quando impulsionados suavemente do que quando rolam livremente, mais do que suficiente para compensar as perdas adicionais de atrito na transmissão nas quatro rodas. Protótipos entregues geravam velocidades máximas superiores quando impulsionado por todas as quatro rodas do que quando os driveshafts traseiros foram removidos.

Desempenho

A força veio de uma versão turbo de um dos motores preferidos de Piëch's: um motor de cinco cilindros, já em desenvolvimento para os 200 5T saloon e produzindo 170 cavalos. Para o quattro, ele ganha pelo intermédio de um sistema de ignição eletrônica com um sensor de temperatura de ar, em conjunto com o maior impulso (acima de 0.75bar a 0.85bar, cerca de 12psi), bem como um maior sistema de escape, mas as ligas de cabeçote ainda tinham apenas duas válvulas Por cilindro. O resultado foi um aumento de potência para 200bhp às 5500rpm.

Na seu lançamento em Genebra, o quattro (a Audi sempre preferiu um "q" minúsculo) foi o assunto do show, o seu estilo e sofisticação técnica as multidões. Testes de estrada feitos pela imprensa logo confirmaram a sua incrível habilidade em condições delicadas, mas alguns pensaram que era perfeito e muitas críticas foi levaram à fama de motor letárgico de resposta a baixas velocidades. Uma revista especializada revelou que em aceleração total em 5ª marcha um quattro foi mais lenta que um 900cc VW Polo em aproximadamente 50 a 120 km/h, mas a partir de 120 a 200 km/h ele foi mais rápido do que um Porsche 911SC.

Os primeiros carros com a direção apenas do lado esquerdo, mas a direção à direita apareceu mais tarde, em 1982. Uma versão revista chegou em 1984, com rodas maiores e suspensão mais forte, mas foi praticamente ignorada em relação às especulações sobre o novo dashboard digital. Isto, lembre-se, foi a época da Austin Maestro.

Rally melhora a raça

Mas foi também a época dos carros 4WD nos ralis, em grande parte graças aos esforços da Audi (juntamente com a Renault e Lancia) acabar com a proibição dos carros 4WD. O esforço da Audi resultou numa impropícia estréia no Rali de Monte Carlo, em 1981, Michele Mouton apresentar problemas com o sistema de combustível e Hannu Mikkola bateu. Mas os quattros seriam vencedores em breve, encabeçando o campeonato dos fabricantes em 1982. Audi Sport UK's rali quattro, ganhou o campeonato britânico nas mãos de Mikkola e co-piloto Arne Hertz.

Até então, a Lancia estava a começar a explorar as novas regras do Grupo B para chegar à frente dos Audis, mas Ingolstadt atacou com a sua própria máquina Grupo B: o Audi Sport quattro. Sacrificar generoso espaço interior dos quattro originais com uma base de rodas 320 milímetros menor e trocando painéis de aço para compósito, a Audi diminuiu o peso e fez o Sport quattro uma selvagem máquina de rally. Uma nova liga usada no bloco do motor contribuiu para a redução de peso, e o uso de uma novo cabeçote de 20 válvulas ajudou a impulsionar a potência para dessa versão para 304 cavalos. O desenvolvimento dos carros de rali visava os 450 cavalos.

O moderno Quattro

O modelo de rua do quattro acabaria por ter o seu próprio cabeçote 20-válvulas , mas ainda não bastava. A próxima revisão foi a introdução de um motor de 2226cc, em 1988, controlado por um sistema de gestão do motor Bosch incorporando um knock sensor que permitiu que a taxa de compressão fosse aumentada. Pico de potência e torque foram inalterados, mas o atraso do turbo foi reduzido. Um diferencial central Torsen também foi montado, para substituir o velho manual diff-lock.

O cabeçote 20 válvulas apareceu em 1990, elevando o quattro da potência de 220cavalos e fornecendo-228lb pés a apenas 1950rpm. Embora o lançamento de um kit aerodinâmico suavizando o S2 quattro com um mecanismo semelhante e feita a transmissão do carro original (conhecido na Alemanha como "a ur-quattro ') analisar todos os seus 10 anos de idade, haviam muitos que ainda pensavam o velho stager foi a melhor máquina. Aqueles que ainda não se deleitam com aparições regular no Historic Motorsport Ltd do rali quattros em eventos, como a Goodwood Festival de velocidade Speed.

Conduza um hoje e os audi quattro ainda são um caso convincente para si. E poucos irão argumentar que o quattro - o carro que re-escreveu as regras do rali mundial, e da história automotiva em si - é um "carro velho".
Especialmente a versão de rally, em sua versão final com estúpidos 550 cavalos, e um ronco que era ao mesmo tempo lindo e assustador. Assim como os ralis dos anos 80.



Links

www.quattroownersclub.com

www.quat.com/urqhome.html

www.andrewnoakes.com


Vídeos:

Music Video com cenas do Grupo B

Vídeo com cenas e pequena explicação do Audi Quattro no Grupo B