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sábado, 26 de dezembro de 2009

Sai O Velho, Entra O Novo


RIO DE JANEIRO - No último dia 23, a Honda fez um teste - aparentemente coletivo - em Suzuka para testar seu novo modelo de competição, o HSV-10 GT.

Sucessor do NSX - que saiu de linha em 2005 -, tanto nas pistas quanto nas ruas, o HSV teve seu projeto abortado no final de 2008 com o corte de custos da montadora japonesa, que entre outras coisas também encerrou suas atividades na F1. Mas em 2009 a Honda voltou a desenvolver o carro em uma versão de pista para a Super GT. Mas agora você se pergunta: como a Honda conseguiu homologar o carro se ele sequer está em produção?

Simples: de acordo com o regulamento da categoria, é necessário que o carro esteja com seu projeto concluído, mas não necessariamente em estágio de produção, e graças à essa brecha é que a Honda, que é o caso do HSV. Atendendo às especificações da categoria, o motor deixa de ser um V10 e é trocado por um V8 3.4 litros, limitado em 500 cavalos, e posicionado na frente, ao contrário do NSX que é um mid-engine, com o motor localizado no meio. O som do motor é espetacular.

Outra razão muito relevante ao adiantamento da estréia do novo modelo da Honda é a iminente estréia do seu rival direto, o Lexus LF-A, tanto nas ruas quanto nas pistas. Como eu já havia dito há um mês, Ricardo Divila certamente foi para a Toyota - entre outros motivos - para trabalhar no desenvolvimento do super car na Super GT.

No mais, é uma pena, pois se encerra definitivamente a história de um dos ícones da indústria automotiva japonesa do fim dos anos 80 e início dos 90. O NSX é um carro que foi projetado para ser rápido, porém respeitando a legislação japonesa de 280 cavalos. Ou seja, só restou dar o máximo de "chão" ao carro, e nisso o carro se tornou bom como poucos, em igualdade de potência deixou alguns Porsches e Ferraris no chinelo. Mas talvez por esse motivo - sua baixa potência comparado aos "verdadeiros" super-esportivos - o carro não tenha feito sucesso entre os muito abastados, mas apesar disso é um carro cultuadíssimo entre entusiastas, especialmente os de carros nipônicos.