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quinta-feira, 3 de julho de 2008

Direto do Nihhon - Super GT


Estreando agora a nova sessão, JDM Insider, com tudo referente aos supremos carros da Terra do Sol Nascente, de versões "tunadas"(blergh, maldita tradução ao pé da letra), até torneios e por aí vai. Começando agora com a Super GT, antiga JGTC, o campeonato mais importante do certame japonês, onde correm a maioria daquelas figuras que a gente vê no Best Motoring. E pra minha surpresa, ao procurar notícas da categoria, o que eu encontro: que o único piloto brasileiro da categoria, João Paulo de Oliveira, venceu a última prova!
O piloto brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan) venceu pelo
segundo ano consecutivo a prova da Malásia, válida pela 4ª etapa
da Super GT, disputada neste domingo no seletivo circuito de Sepang.

Ele completou as 54 voltas da prova em 1:48:26,947 e com sua
primeira vitória na temporada passou a somar 30 pontos e pulou
para a 5ª posição no mais importante certame de carros esportivos
do Oriente.

Em 2º lugar chegou outro Nissan, agora da dupla Michael Krumm
(ALE)/Masataka Yanagida (JAP), enquanto em 3º lugar, fechando
o pódio japonês, veio o Honda NSX da dupla Ryo Michigani(JAP)/
Takashi Kogure(JAP).

A liderança do campeonato ainda é da dupla Benoit Treluyer
(FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), também com Nissan GT-R, que tem
46 pontos.

Como em todas as etapas, exceto na última de cada temporada,
três duplas levaram bônus de 1 ponto, pelas três melhores voltas
na prova.

Nesta etapa os melhores tempos foram de:
- 1:57,031 #22 (Michael Krumm)
- 1:57,090 #1 (Ralph Firman)
- 1:57,693 #17 (Toshihiro Kaneishi)

» Veja abaixo os melhores classificados na prova:
1º João Paulo de Oliveira/Seiji Ara, Nissan GT-R (Y), 54 voltas
2º Michael Krumm/Masataka Yanagida, Nissan GT-R (B), a 2s419
3º Ryo Michigani/Takashi Kogure, Honda NSX (B), a 15s526
4º Takeshi Tsuchiya/Hiroaki Ishiura, Toyota SC430 (Y), a 23s143
5º Yuji Ide/Shinya Hosokawa, Honda NSX (B), a 24s314
6º Katsutomo Kaneishi/Toshihiro Kaneishi, Honda NSX (B), a 49s745
7º Andre Lotterer/Juichi Wakisaka, Toyota SC430 (B), a 1min08s596
8º Bjorn Wirdheim/Daisuke Ito, Toyota SC430 (B), a 1min08s927
9º Ronnie Quintarelli/Naoki Yokomizo, Nissan GT-R (B), a 1min14s439
10º Peter Dumbreck/Tatsuya Kataoka, Toyota SC430 (B), a 1min21s730

Senna e Prost

Segundo Jack Stewart, Ayrton Senna não teria sido tão grande na Fórmula 1 se não tivesse sido companheiro de Alain Prost na McLaren.

"Alguns pilotos são muito rápidos, mas não absorvem tantas informações sobre como fazer o carro trabalhar da melhor maneira possível. Na minha opinião, Prost é um dos melhores de todos os tempos porque fazia o carro trabalhar para ele e para Senna. Não acho que Senna teria vencido tanto se Prost não estivesse lá", comentou o escocês.

Grandes rivais, Senna e Prost dividiram o box da McLaren por duas temporadas (1988 e 1989), com um título cada. Em 1990, o francês foi para a Ferrari, por onde permaneceu por dois anos. Ele optou por um período sabático em 1992, mas voltou no campeonato seguinte para conquistar o seu quarto título mundial, pela Williams.

Stewart, porém, também reconheceu os méritos do brasileiro. "O que Prost fez para a McLaren ajudou muito Senna, que era um piloto mais livre, com um feeling, habilidade e técnica superior. Mas o Prost tornou isso possível. É só você olhar a câmera onboard e ver os movimentos: dificilmente a roda se movia com Prost", analisou.

Essa última colocação é correta. Nos primeiros anos de McLaren principalmente, era visível a diferença entre Prost e Senna basta clicar nos nomes e ver os vídeos. E mesmo assim, é incrível como o Senna sendo meio "moedor", conseguia fazer tempos extraordinários, sendo até hoje conhecido - mesmo após o recorde ser batido, por pouco, por Schumacher - como o rei das poles.

Mas esse vídeo aqui, talvez seja durante a corrida, é incrível......se não fossem capacetes diferentes dava pra dizer que era o mesmo vídeo separado em duas telas.

2 gênios se igualando na mesma arte.

Coulthard Fora

Agilizando a coisa que eu tô mais que atrasado, as férias tão me morgando mais do que eu gostaria.....

David Coulthard anunciou que, finalmente, sai da Fórmula 1 no final da temporada, "ficando vago" o lugar dele na Red Bull. Entre aspas mesmo, por quê todo mundo sabe que a vaga já é do Vettel.