Páginas

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Senna e Prost

Segundo Jack Stewart, Ayrton Senna não teria sido tão grande na Fórmula 1 se não tivesse sido companheiro de Alain Prost na McLaren.

"Alguns pilotos são muito rápidos, mas não absorvem tantas informações sobre como fazer o carro trabalhar da melhor maneira possível. Na minha opinião, Prost é um dos melhores de todos os tempos porque fazia o carro trabalhar para ele e para Senna. Não acho que Senna teria vencido tanto se Prost não estivesse lá", comentou o escocês.

Grandes rivais, Senna e Prost dividiram o box da McLaren por duas temporadas (1988 e 1989), com um título cada. Em 1990, o francês foi para a Ferrari, por onde permaneceu por dois anos. Ele optou por um período sabático em 1992, mas voltou no campeonato seguinte para conquistar o seu quarto título mundial, pela Williams.

Stewart, porém, também reconheceu os méritos do brasileiro. "O que Prost fez para a McLaren ajudou muito Senna, que era um piloto mais livre, com um feeling, habilidade e técnica superior. Mas o Prost tornou isso possível. É só você olhar a câmera onboard e ver os movimentos: dificilmente a roda se movia com Prost", analisou.

Essa última colocação é correta. Nos primeiros anos de McLaren principalmente, era visível a diferença entre Prost e Senna basta clicar nos nomes e ver os vídeos. E mesmo assim, é incrível como o Senna sendo meio "moedor", conseguia fazer tempos extraordinários, sendo até hoje conhecido - mesmo após o recorde ser batido, por pouco, por Schumacher - como o rei das poles.

Mas esse vídeo aqui, talvez seja durante a corrida, é incrível......se não fossem capacetes diferentes dava pra dizer que era o mesmo vídeo separado em duas telas.

2 gênios se igualando na mesma arte.

Nenhum comentário: