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terça-feira, 17 de março de 2009

FIA, O Surto Final

RIO DE JANEIRO - Tio Bernie surtou. Surtou, e a FIA foi junto. Jogaram pro alto tudo que se pensava antes de corridas. Ganhar, óbvio, é a alma do negóicio. Mas agora só interessa ganhar, e nada mais. Não se pode mais fazer uma corrida só pensando em pontuar, quando a vitória se encontra distante, pensando mais longe, no campeonato. Não, agora só importa ganhar, e caso o número de vitórias seja igual, aí sim vence o somatório de pontos. Inversão de valores, putaria total. Vamo voltar no tempo e entender onde começou essa zona toda: Lá no início da década, nos idos de 2003 e 2004, um certo alemão queixudo ganhava campeonatos com enorme facilidade. O que faremos então? Vamos distribuir melhor os pontos, assim fica menos difícil do alemão ganhar!!!! Não deu outra, já em 2005 o alemão foi pra trás diante dos "moleques" Kimi Raikkonen e Fernando Alonso. Aí começou a santa inquisição contra os temíveis pneus Michelin, que dizia-se ter problemas de pressão e podia estourar do nada. Moral da história todos sabem, aquele patético GP dos EUA com 6 carros, e a permanência da Bridgestone. Embora essa história dos pneus seja um personagem coadjuvante, no final teve relevância: os pneus franceses andavam muito mais que os nipônicos. Mas para a nossa sorte, em 2006 começou a surgir uma nova geração de pilotos, rápidos e impulsivos, provavelmente a melhor safra dos últimos 15 anos. Kubica, Vettel, Hamilton. Com eles a F1 ganhou outros ares, as corridas ficaram interessantíssimas. Agora os carros sofreram fortes mudanças para esse ano: os pneus voltam a ser slick, a aerodinâmica vai ser menos fundamental, tornando mais fácil andar atrás de outros carros nas curvas. E com a surpresa da Brawn, até a pré-temporada ficou interessante. E aí o que acontece: hoje me vem esses velhos patetas com essa regraestapafúrdia. Motor por 3 corridas? Se virem, o que interessa agora é vencer. Confiabilidade, que foi tão procurada pelas equipes durante a pré-temporada? Que se foda, sentem a bota, por que agora o que interessa é vencer.
Das duas uma. Ou o vovô Max e o tio Bernie vão se dar conta da merda que estão fazendo, e aceita a proposta da FOTA, ou vão mudar de novo ano que vem. Por que do jeito que ficou, não vai dar certo. Aguardem a Ferrari se estrepando, a McLaren se dando bem se melhorar o carro, e só Deus sabe o que mais pode acontecer.