Páginas

domingo, 2 de novembro de 2008

Fim de Semana F1 - GP do Brasil(Final Bout 4)

RIO DE JANEIRO - Nasci durante a Era Senna, mais exatamente bem no início dela, em 86, quando começava a tradição da bandeirinha após uma vitória. Cresci vendo Senna correr, foi de longe um dos meus heróis de infância, mas não vivi a época. Não fiquei noites acordado vendo suas batalhas intensas contra Prost e Mansell nas curvas de Suzuka, e do alto dos meus 4-5 anos já acordava junto com a família, pois na época, era difícil alguma casa nesse país não tomar café vendo corrida de Fórmula 1. Senna morreu, passaram-se os anos, veio a Era Schumacher, que só tornou a F1 realmente chata e insossa à partir de 2001, quando a McLaren não tinha mais condições de fazer frente à casa de Maranello. Precisou chegar 2006 pra coisa realmente começar a melhorar: Fernando Alonso se encaminhava para seu segundo título, e outros pilotos promissores começavam a dar as caras, como Robert Kubica. Em 2007, chegavam mais nomes, como Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. E esse ano, sem controle de tração, e uma nova geração no grid, tivemos um dos mais espetaculares campeonatos dos últimos 10 anos. Nos fóruns que frequento não via ninguém falar com tanto entusiamo da F1, até esse ano. Acho que ainda não tinha visto tamanha comoção, e tantas pessoas dizendo "caralho, que campeonato bom é esse!". Não esperava nem tão cedo assistir a uma corrida tão emocionante quanto foi esse GP do Brasil. Foi de longe a corrida mais tensa e emocionante que já vi na minha vida. espero ter corridas emocionantes como as que tiveram esse ano, quanto mais melhor, por que isso é uma praga, essa maldita competição de veículos com rodas que andam rápido pra caralho, que é tão boa, mas tão boa, que hoje me fez chorar, de nervoso e de emoção. Parabéns Hamilton, pelo título merecido e alcançado. Parabéns duplo a Felipe Massa, pela superação diante do descrédito, pelo arrojo, e por se mostrar um piloto top de linha.

Fim de Semana F1 - GP do Brasil(Final Bout 3)


RIO DE JANEIRO(De cabeça fria) - Hamilton hoje entra, definitivamente para a história da Fórmula 1. Ano passado, primeiro negro a guiar um F1, depois a vencer, e depois o mais jovem piloto a liderar o Mundial. E esse ano, se sagra campeão. É o primeiro título da McLaren em 9 anos, o último conquistado por Mika Hakkinen, em 1999. Fez sua corrida mais fraca no ano inteiro, arregou quando Vettel forçou e perdeu posições na largada, e só não perdeu o campeonato porque Glock arriscou tudo e na última sequer tinha como segurar o carro.
Não, não gosto do inglês, e continuarei não gostando. Mas há que se respeitar pilotos rápidos e talentosos. Parabéns Lewis, Campeão Mundial de 2008.

Fim de Semana F1 - GP do Brasil(Final Bout 2)


Ainda estou tentando achar palavras pra tentar descrever o que aconteceu. Escrevi, apaguei, escrevi de novo, e apaguei de novo também. Fiquei minutos olhando pra tela, catando vídeos, pensando no que escrever, e mesmo agora estou escrevendo no peito, na pura mescla de sentimentos, frustração, raiva, e no fundo disso tudo, um imenso e franco orgulho. Orgulho, de termos em um país com um automobilismo cada vez mais decadente e medíocre um piloto como Felipe Massa, que não sei por vocês, mas a meu ver, hoje se tornou herói nacional. Não pela torcidinha babaca do "Bate Nele Rubinho", nem pelo sempre idiota ufanismo Global. Felipe se torna um nome a ser lembrado pelo espetacular campeonato que disputou, contra inúmeras adversidades: pilotos adversários, a si mesmo no início do campeonato, e até as patetadas de sua própria equipe. Não desmerecendo o título de Hamilton, de modo algum. É no fracasso do inimigo que às vezes fazemos nossa glória, e a Ferrari se esforçou um bocado durante o ano para ver Felipe como vice-campeão. Ano que vem certamente a equipe será levada na base da chibata pra evitar esse tipo de episódio novamente.

Quanto à Massa, só pode ter do que se orgulhar, porque fez de longe o melhor campeonato de sua carreira. Compensou a lambança da Malásia com esplêndidas apresentações, especialmente a da Hungria, onde quebrou o motor a duas voltas do final, mas fez uma belíssima largada, e não deixou Hamilton virar uma volta sequer mais rápido que ele. E hoje, pela segunda vez desde que corre pela casa de Maranello, fez uma apresentação de gala e venceu com completa superioridade o GP do Brasil, que teve um desfecho dramático, e Felipe, como sempre, teve uma atitude da mais completa hombridade. Palmas pra você Felipe Massa, você hoje, sem título, sai de Interlagos como um campeão.

Fim de Semana F1 - GP do Brasil(Final Bout)

RIO DE JANEIRO(e um sol do bão) - Falta menos de 1 hora pra corrida começar, e o nervosismo chega cada vez mais perto. Fontes de São Paulo(santo MSN....) me informaram que tá um tempo sinistro por lá, caiu um mundo, mas por apenas 10 minutos. Agora tá meio lá meio cá. O clima de Sampa tá que nem a corrida: tudo pode acontecer.

Abraço pra todo mundo, agora só depois da corrida.