Páginas

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Contos do Nelsão(5)

O exemplo máximo de sinceridade de um piloto é esse ó. Agora PARECE que alguns na F1 tão voltando a ter essa coragem pra falar essas coisas e assumirem que não são perfeitos.

Para chegar a uma vitória na Fórmula-1, o piloto deve contar com todos os recursos possíveis - e também com os inimagináveis - do seu carro ou do circuito. Mas Nelson Piquet exagerou no GP do Brasil disputado em março de 1981 no Autódromo de Jacarepaguá. Pole-position numa largada autorizada momentos depois de forte temporal, Piquet pensou que contaria com a ajuda de São Pedro e apostou que não choveria mais.
Dos 24 carros alinhados a espera do sinal verde, somente um não estava equipado com pneus para chuva: o Brabham de Nelson Piquet. Dada a largada, o argentino Carlos Reutemann, o piloto da Williams, assumiu a liderança logo nos primeiros cem metros. E mais: ao completar a primeira volta Piquet já ocupava o modesto décimo-segundo lugar. Para desespero de Bernie Ecclestone, dono da equipe Brabham, e de milhares de torcedores.
Piquet deu um breve sinal de recuperação quando a pista começou a secar, na metade da corrida. Pulou de décimo-segundo para oitavo lugar. Mas como a chuva ia e voltava, retornava a posição anterior, na qual terminou a prova. com duas voltas atrás de Reutmannn, o vencedor. No boxe, irritadíssimo, Encclestone disse: "Foi a decisão mais estúpida que já vi na história da F-1". Piquet respondeu: "Apostei e perdi. Se tivesse dado certo, o Bernie me carregaria nas costas aos gritos de meu piloto é um gênio".