Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2009

Prêmio Pé de Breque GP da Austrália 2009 - Nelsinho Piquet


RIO DE JANEIRO - Assim como o Oscar premia os melhores filmes e a Framboesa de Ouro os piores, o Bração Alien terá sua contraparte, o Prêmio Pé-de-Breque, homenageando as grandes cagadas feitas nas corridas. E não poderia ser ninguém mais ninguém menos que o glorioso Nelson Piquet Jr. À essa altura da carreira, depois de 1 ano de campeonato, conhecer as pistas que não conhecia...não sabe que freio de fibra de carbono frio trava roda??? E recomeça a polêmica do "até quando Piquetzinho dura na Renault?". O Grosjean tava lá em Melbourne, e tá louco pra arrumar essa vaga...

Prêmio Bração Alien GP da Austrália 2009 - Jarno Trulli


RIO DE JANEIRO - Começando uma nova série no blog, o Prêmio Bração Alien, onde serão premiados os destaques das etapas da F1. O destaque do GP da Austrália não podia ser outro senão Jarno Trulli. Correu muito, e espero que realmente não seja mais apenas um leão de treino, mas que corra como correu em Albert Park.

Fim de Semana F1 - Austrália(Pitacos atrasados)


RIO DE JANEIRO - Foi um fim-de-semana como não se via há muito na Fórmula. Como se saíram os carros diante do novo regulamento? A McLaren se mostraria a bomba que aparenta? E a Brawn, seria mesmo isso tudo?
Bem, vamos aos meus pitacos, absurdamente mais do que atrasados:

- Considerando o que era o RA108, a agora BrawnGP fez um trabalho de gênio. É inegável o handicap que Barrichello e Button sofriam com o motor Honda que não tinha força em reta(aliás, em nada), e um carro que tinha muito arrasto. O carro é rápido, muito bom de curva, e parece feito de adamantium: não tem asa ou difusor quebrados que façam a encrenca ser lenta. Enquanto Mark Webber estraçalhou sua asa dianteira, não houve roda na largada que fizesse grandes estragos no BGP001. Por enquanto é o monstro a ser batido.

- Pra todos que consideravam Jenson Button uma carta que já devia ter saído do baralho há muito tempo(incluindo este que vos escreve), vamos todos morder a língua. Com claramente um dos melhores carros do grid, Button desde a primeira volta impôs um ritmo forte, abrindo uma grande vantagem, e administrou com folga durante toda a corrida. Vitória merecidíssima.

- Barrichello seria um azarão, se ao mesmo tempo não fosse tão sortudo. Largou em segundo, mas o câmbio foi pra neutro bem na largada, e "no tranco", Rubinho conseguiu far o carro sair do lugar, já perdendo várias posições. Fez uma corrida de recuperação, e quando parecia que não ia sair do quarto lugar, Vettel e Kubica se estreparam e saíram da corrida, dando ao brasileiro o segundo lugar. Já estou no aguardo do discurso dos anti-Barrichello "ah, com carrão é fácil". Na Ferrari também tinha, às vezes mais do que o Xuxu, mas vai andar em time do alemão pra ver se é fácil...

- Palmas para Jarno Trulli. Mandou o quiabo como talvez nunca tenha mandado. De longe a melhor corrida que já vi do italiano. Se a primeira vitória da Toyota vier, vai ser das mãos dele.

- Kubica e Vettel são dois pilotos incríveis. Rápidos, agressivos, championship material, como se diz. Mas que lambança foi aquela há duas voltas do final? É errando que se aprende.

- Piquetzinho que se cuide. Fazendo uma corrida bastante boa, se estrepou sozinho tentando passar Rosberg, e foi parar na brita. Segundo ano de Fórmula 1 e ainda não sabe que freio de carbono só trabalha direito depois de um calorzinho?

- O KERS, apesar de muitos terem conseguido usar, pra mim ainda se provou uma tranqueira inútil. Embora algus tenham sido muito felizes usando o negócio, ainda acho um trambolho caro e totalmente desnecessário. Kubica não tinha e voou, Heidfeld tinha e olha onde ficou(até rimei, é mole?).

- A confusão do difusor tenha diminuído um pouco o brilho que teve esse início de temporada. Pra mim essa enrolação em dar um fim nessa história não passa de um joguete da FIA querendo desestabilizar a FOTA. Uma grande babaquice que só prejudica o esporte, essa briguinha de quem quer mandar mais.

- Agora com a novo patrocínio da Virgin, o BGP001 deve mudar suas cores. Se vai mudar eu não sei, mas pelo menos a calota tem que mudar de cor, tá feio que dói.