Páginas

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Contos do Nelsão


À partir de hoje começa a sessão Contos do Nelsão, contando histórias sobre o carioca de Brasília, estrategista genial nas corridas. Histórias essas que só mostram queapesar de Piquet ser muito conhecido "no populacho" pela sua irreverência exagerada, quem gosta(e entende) mesmo sabe que o cara era um gênio estrategista dos infernos, e trouxe idéias revolucionárias pro automobilismo.

Só pra começar:

Em Brasília, no final da década de 60 e início dos anos 70 começaram a se desenvolver, com maior intensidade, as atividades automobilísticas na cidade. E foi nessa época que Nelson teve suas primeiras experiências importantes em corridas, competindo com kart. Diz Piquet:
- Teve um ano em que pararam de fazer corridas de kart em Brasília. Eu tinha um kart com motor Parila importado e o pessoal de Goiânia me convidou para correr lá. Eu não estava querendo mais correr em Goiânia. Eu ia lá, ganhava tudo e me davam um troféuzinho de visitante muito modesto enquanto os pilotos da cidade ganhavam troféus grandes porque era prova local. Mas essa era uma corrida longa. No início não queriam me deixar correr. Depois concordaram porque meu tanque de combustível era de apenas 5 litros e acharam que eu perderia muito tempo nos reabastecimentos, já que os outros tinham tanques com capacidade bem maior. Acontece que meu kart era mais rápido e consumia bem menos. Eu liderava tranquilo, parava, voltava à corrida, recuperava a posição. Os goianos ficaram loucos e arrumaram uns caras para me bater. Acabei brigando e me desclassificaram. Eu e uns amigos de Brasília espalhamos gasolina e ateamos fogo no palanque no momento em que o prefeito fazia a entrega dos prêmios. Foi aquela correria. (Marcio Adriano)

Amanhã tem mais. Adios!

Nenhum comentário: