Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2009

Fim de Semana F1 - Austrália(Treinos - Comments)

RIO DE JANEIRO - Depois das duas sessões de treinos livres de sexta-feira, e realmente a conclusão que se chega é que tudo mudou na categoria do ano passado pra cá. Antes de mais nada é preciso que se entenda que ninguém pense que ontem alguém ficou passeando pra ver como o carro estava. Com a proibição dos testes durante a temporada as sextas-feiras são fundamentais, principalmente com um carro novo onde é preciso saber o seu limite, até onde é possível forçar. As equipes soberanas, Ferrari e McLaren, andaram atrás, especialmente a inglesa. O carro realmente não funciona, e agora vamos saber se Hamilton é o piloto que todo mundo fala, ou se vai afrouxar mais uma vez, e o carro ainda por cima parece muito melhor nascido pro companheiro de equipe, Kovalainen, do que para Lewis. Na casa de Maranello acontece o mesmo: à princípio a coisa parece andar melhor pra Raikkonen do que para Massa, que desde o início já havia avisado que a nova configuração favoreceria o estilo do companheiro de equipe, que tem uma tocada menos agressiva que a do brasileiro.

E vamos ao que interessa, que é quem andou na frente. A Brawn, a meu ver, correspondeu ao desempenho da pré-temporada. Não andou na ponta o tempo todo, mas andou na frente. A Toyota parece que finalmente conseguiu criar um pacote bom, e a promessa anual de vitórias parece que vai se cumprir. E a grande surpresa foi a Williams, que colocou Rosberguita em primeiro nas duas sessões, com Nakajima-Kun em segundo na primeira sessão. Acho que todo mundo tem um carinho especial pela Williams, por ainda ser o único time "old school" da Fórmula 1, e não contar com giga-patrocinadores como McLaren e Ferrari. Será que finalmente um japonês vai ter chances de competir por vitórias? Vai ser a glória, não tenho dúvidas!!!!

O tal difusor em "V" do BGP001.

Falando de regulamento, um dos motivos do assombro de tempo de Toyota, Brawn e Williams é o tal difusor traseiro, que parece dar muito mais controle à traseira do carro, e foi o motivo de revolta de Ferrari e companhia. Mas o negócio não é ilegal, então os interessados que copiem.
O outro motivo pra mim das três aí andarem o que andaram, foi o KERS: com exceção da Toyota, ninguém andou com a tal tranqueira, que a meu ver por enquanto continua só servindo pra dar lastro no carro, gastar dinheiro, e deixar pilotos semi-anêmicos.
A temporada começa, e como sempre, não se dá pra tirar nenhum parâmetro de nada, apenas que vai ser muito, mas muito mais emocionante do que nos últimos anos.

Nenhum comentário: