Páginas

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Voltou Atrás?

RIO DE JANEIRO - Primeira vítima real da crise do fim de 2008 na F1, Aguri Suzuki agora diz que quer voltar à categoria, após sair cuspindo farpas sobre o "circo de piranhas". Pra explicar melhor, voltemos uns 2 ou 3 anos no tempo...

Era uma vez uma montadora japonesa, que resolve criar um time-satélite para manter o piloto-ídolo do Japão(Takuma Sato) na categoria. Para comandar a barca chamam Aguri Suzuki, ex-piloto de F1 e chefe da renomadíssima ARTA, que fundou juntou com Keiichi Tsuchiya em 2001, na Super GT. Aos trancos e barrancos, com um carro com 4 anos de defasagem dos outros, vai pra pista. Um piloto, o lunático Yuji Ide, conseguiu ser muito ruim, mesmo pros padrões dos japoneses que já passaram pela categoria, e teve sua Super Licença cassada com apenas 4 corridas. E assim foi o primeiro ano. Em 2007, o time principal, com um projeto ridículo em mãos, começa a levar pau da pequena Super Aguri, com muito mais criatividade e molejo na hora do sufoco. Enquanto a Honda brigava pelas últimas posições, Aguri-san colocava seus carrinhos, vejam só, para brigar por pontos. Não, não podia, jamais. O time fica proibido de usar melhorias aerodinâmicas, e o suporte financeiro é fechado. Aí a casa começou a cair.
E finalmente, o golpe final. No meio da temporada passada o time foi proibido - por, adivinhem quem, Nick Fry - de entrar no autódromo. Com a falta de um suposto apoio de um grupo de investidores, o time fecha de vez.

Contei essa coisa toda pra justificar que o pobre Aguri-san tem sim razão. Não em esculhambar todo mundo, mas em esculhambar Ross Brawn em parte, e principalmente, Nick Fry. Agradecido à Honda, e com ódio profundo do fuinha, tenho certeza. Leiam abaixo:

"Não entendi porque Nick Fry tem, de repente, necessidade de comentar tudo. A Honda sempre nos apoiou e ele não é o presidente da montadora. Por isso, não tenho interesse nele e não tenho idéia sobre o que ele estava falando."

Por mim, torço pra que Aguri-San volte atrás mesmo, e que monte de novo seu time, assim como todo mundo que diz querer botar um carro na categoria. Mas que dessa vez traga um nome vencedor: Autobacs Racing Team Aguri, vulgo ARTA.

Nenhum comentário: